Implementação
Atividades do Projeto
Identificação, descrição e resultados das atividades implementadas / em curso
Atividade 1 – Kickoff meeting
Descrição: Esta atividade visou dar início ao projeto, reunindo os parceiros e representantes das entidades envolvidas.
Resultados das atividades realizadas: A reunião ocorrida em julho de 2019 permitiu estabelecer contactos entre parceiros nacionais, a consultora científica do Reino Unido e o parceiro do país doador (RIKK) de modo a planear as atividades previstas no projeto.
Atividade 2 – Análise secundária de dados sobre Igualdade de Género no Ensino Superior
Descrição: Nesta atividade prevê-se a análise da base de dados da Agência de Avaliação e Acreditação de Ensino Superior (A3ES) e análise comparativa de estatísticas nacionais de Ensino Superior, números de EHS e estatísticas internacionais de ensino superior, nomeadamente das bases de dados disponibilizadas pela Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pelo Eurostat e pela publicação She Figures.
Resultados das atividades realizadas / em curso: Foram analisadas as estatísticas nacionais e internacionais e preparados diversos Outputs com resultados preliminares [Milestones 1a e 4]. O desenvolvimento da análise secundária, em particular, foi sendo discutido em reuniões com os parceiros nacionais e internacionais, tendo-se aprofundado a caracterização, por sexo, do universo de docentes e investigadores/as e a identificação de padrões de segregação horizontal e vertical na docência e investigação, tendo por base dados relativos a Portugal e a outros países europeus. Os dados recolhidos têm sido continuamente atualizados através do acompanhamento da divulgação de informação por parte de instituições oficiais, com particular destaque para a DGEEC. Relativamente às principais tendências e resultados encontrados até à data, em Portugal:
O número doutoramentos de mulheres supera o dos homens e há muitas mulheres em campos não tradicionais (por exemplo, STEMS). As duas áreas com as percentagens mais elevadas de mulheres são a Educação e a Saúde e Bem Estar, em contraste com as Tecnologias de Comunicação e Informação e Engenharia, Indústrias transformadoras e construção. Os dados portugueses estão acima das médias EU-28 (Fonte: She Figures, 2019);
Portugal tem o menor hiato de género na produção de publicações em relação aos comparadores (Elsevier, 2021) e é um dos países com uma maior proporção de mulheres na investigação (51,2%, Fonte: She Figures, 2019), mas que trabalham em condições precárias (11,4%, Fonte: She Figures, 2019);
Na Europa há uma crescente dependência em financiamento baseado em projetos de curta duração, que tem contribuído para desequilíbrios entre o número de doutorados e o número de posições de titularidade nos sistemas científicos públicos (Comissão Europeia, 2020). Portugal é um dos países com uma menor despesa per capita em investigação. Não obstante, os recursos humanos femininos aumentaram em todas as áreas de I&D (Eurostat, 2019);
Em Portugal, as mulheres representam menos de 30% das direções de instituições do sector do ensino superior (Eurostat, 2019). Na UE, a proporção de mulheres na posição A tende a ser mais baixa, em comparação com a dos homens. Portugal tem a hierarquia académica com a percentagem mais baixa de mulheres e homens na posição mais elevada da ascensão profissional;
Nos últimos 20 anos (DGEEC, 2020/2021), o emprego das mulheres no corpo docente aumentou, especialmente nas universidades públicas. O número de docentes no sector privado diminuiu principalmente entre os homens. Observam-se padrões assimétricos como: As mulheres representam 1/4 da posição mais elevada da carreira docente, contudo, estão sub-representadas nas posições de decisão no meio académico. Além disso, os politécnicos apresentam percentagens mais elevadas de mulheres no corpo docente e nos escalões mais elevados da carreira académica;
As mulheres permanecem em posição de desvantagem e sub-representadas nas Equipas de Coordenação de Programas (tanto como Presidentes como no seu conjunto) (A3Es, 2019);
Em 2019 (IPCTN) as mulheres representam metade da mão de obra afeta à I&D. O número de recursos humanos femininos aumentou em todas as áreas de I&D. As mulheres não são a maioria dos recursos humanos de I&D no sector do Ensino Superior apenas em duas áreas científicas (Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia);
Em 2018 (FCT), as mulheres tendem a estar sub-representadas na coordenação das unidades de investigação. As unidades de investigação coordenadas por mulheres tendem a apresentar proporções mais elevadas de investigadoras mulheres.
Atividade 3 - Entrevistas com informantes chave em posições de gestão de IES em todo o país
Descrição: Realização de entrevistas com informantes chave para recolher as suas perspetivas sobre como promover a igualdade de género nas suas Instituições. [Milestone 1b]
Resultados das atividades realizadas / em curso: Foram realizadas um total de 19 entrevistas individuais a uma amostra de líderes e mulheres académicas com cargos de gestão nas IES, visando compreender as diversas perspetivas sobre a igualdade de género no Ensino Superior e a disponibilidade para a promoção de medidas neste domínio. Todas as pessoas entrevistadas receberam previamente a Folha Informativa, em consonância com os objetivos pedagógicos que pautam este projeto de investigação-ação, e deram o seu consentimento informado para a realização da entrevista, que foi gravada, decorreu on-line e foi alvo de uma síntese. Todas as entrevistas foram transcritas, tratadas e alvo de uma análise preliminar que resultou na identificação de padrões e na sistematização de uma tipologia de posicionamentos das lideranças quanto à promoção da igualdade de género nas IES. Está prevista a realização de mais duas entrevistas a pessoas chave, a par das entrevistas realizadas nas IES dos estudos de caso (com um total previsto de 16 participantes em posições de liderança nestas entidades), cujos dados permitirão robustecer a análise qualitativa em curso e aprofundar outros temas e tendências já identificadas, nomeadamente ao nível dos percursos académicos e dos obstáculos e fatores facilitadores das carreiras numa perspetiva de género. Tendo por base a análise qualitativa em curso, desta recolha resultaram outputs científicos, relativos à:
Construção de uma tipologia de posicionamentos das Lideranças na promoção da Igualdade de Género (28 entrevistas):
Esta tipologia permite-nos captar e discutir diferentes perceções e disponibilidades para promover e implementar medidas e planos de igualdade;
Foram identificadas posições de resistência, apoio ou ambivalência relativamente à promoção da igualdade de género no Ensino superior e tidas em consideração as diferenças em termos das áreas disciplinares de formação das lideranças bem como as “culturas de género” das suas organizações.
Análise de percursos de Mulheres Académicas de sucesso (11 entrevistas):
Em consonância com pesquisas anteriores e a revisão da literatura, as carreiras das mulheres bem-sucedidas no contexto académico foram pautadas por numerosos obstáculos no alcance posições de liderança e sucesso. Nesta análise foram consideradas as diferentes áreas científicas a que estas mulheres pertencem e a estrutura de oportunidades criada pela profunda transformação do panorama universitário português e europeu que teve lugar ao longo das últimas décadas.
Constatámos que a perceção da existência de um preconceito de género favorável aos homens aumentou ao longo das suas carreiras e especificamente quando começaram a ocupar posições de poder anteriormente dominadas pelos homens. Em contraste com os líderes académicos masculinos, as mulheres demonstraram uma maior necessidade de justificar as suas escolhas profissionais considerando o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.
Atividade 4 – I Webinar GE-HEI (First Interim Meeting)
Descrição: Foi realizado o I Webinar do Projeto GE-HEI, com o objetivo de apresentar e discutir os resultados preliminares encontrados. [Milestone 1c] O evento decorreu nos dias 16, 17 e 19 de novembro de 2020 e foi divulgado através do site oficial do projeto, do site do ISCSP, e do site, página do Facebook e da Newsletter do CIEG. Todas as sessões foram gravadas e os slides (em formato pdf) estão disponíveis neste site.
Resultados das atividades realizadas / em curso: Foram apresentadas duas comunicações da equipa no I Webinar do GE-HEI.
A primeira, dedicada à discussão dos dados quantitativos, intitulada “A brief portrait of the faculty and management bodies of Portuguese HEIs from a gender perspective” .
A segunda, dedicada à discussão dos dados qualitativos, intitulada “Perceptions on the promotion of GE in HEI”.
Os resultados preliminares revelaram a persistência de desigualdades de género nas Instituições de Ensino Superior, tornando-se essa desvantagem mais evidente no topo da carreira docente e nos cargos de direção máxima das IES. Foram também identificadas diferentes disponibilidades das lideranças académicas para a promoção de medidas de Igualdade de Género nas IES. Este evento contribuiu, ainda, para a constituição de uma rede de conhecimentos e discussão sobre o que se tem feito e como se pode promover a Igualdade de Género ao nível institucional e sistémico.
Atividade 5 - CaseStudy em quatro IES
Descrição: Realização de quatro CaseStudy em IES para compreender como as questões de igualdade de género se situam nas práticas e crenças organizacionais e culturais, como as questões de igualdade de género são percebidas e para ajudar a promover a mudança através do conhecimento e da reflexividade [Milestone 3].
Resultados das atividades realizadas / em curso: O planeamento das atividades relacionadas com os CaseStudy começou em outubro de 2019 e estava previsto darmos início ao trabalho de campo em março de 2020, precisamente no momento em que foi anunciada a Pandemia Covid-19 e o primeiro grande confinamento em Portugal. Face a esta situação foi necessário reajustar e adaptar a entrada nas IES e optar por um formato de contacto não presencial. Estas novas condições no terreno tiveram implicações a vários níveis, gerando um desfasamento temporal muito maior do que estava planeado.
Foram selecionadas quatro IES para a realização dos CaseStudy, tendo sido designada uma Ponto Focal em cada instituição para planear as atividades e solicitar dados específicos. Foram analisadas as bases de dados fornecidas pelas quatro IES, preparadas e realizadas Sessões Informativas para dar início aos estudos. A fase de recolha de dados decorreu à distância em todas as IES selecionadas, sendo realizadas ao todo 34 entrevistas individuais a lideranças de topo e intermédias e 12 grupos focais com docentes, discentes e pessoal não-docente. O CaseStudy na IES 1, decorreu numa Univ. Pública, Escola de Gestão e Economia e foi concluído em abril de 2022.
O CaseStudy na IES 2, decorreu num Politécnico Público, Escola de Engenharia e Tecnologia e foi concluído em maio de 2022. O CaseStudy na IES 3, decorreu numa Univ. Pública, Escola de Engenharia e foi concluído em outubro de 2022. O CaseStudy na IES 4, decorreu numa Univ. Pública, Escola de Ciências Sociais, Educação e Humanidades, e tem a conclusão prevista em fevereiro de 2023.
Nas primeiras três IES foram realizados workshops de devolução, para discutir as principais tendências encontradas e os dados recolhidos sobre a igualdade de género na respetiva instituição e a disponibilidade para o desenvolvimento de medidas. Na sequência desses três momentos de reflexão, todas as instituições manifestaram a vontade de dar continuidade ao trabalho realizado através de futuras colaborações com a equipa de investigação do CIEG. Neste momento está em curso a preparação do workshop do quarto e último estudo de caso, bem como a análise comparativa entre os quatro estudos e a triangulação de toda a informação recolhida através de outras fontes.
Os resultados encontrados serão apresentados através de outputs científicos e na Conferência Internacional do projeto.
Atividade 6 – II Webinar GE-HEI (Second Interim Meeting)
Descrição: Foi realizado o II Webinar do Projeto GE-HEI, com o objetivo de apresentar e discutir os resultados preliminares encontrados [Milestone 2]. O evento decorreu nos dias nos dias 2 e 4 de fevereiro de 2022 e foi divulgado através do site oficial do projeto, das Redes Sociais da Direção-Geral do Ensino Superior, do site do ISCSP, e do site, página do Facebook e da Newsletter do CIEG. Todas as sessões foram gravadas e estão disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=2QH5Vu7R54c (2 de fevereiro) e em https://www.youtube.com/watch?v=q2rETxFo1zg (4 de fevereiro).
Resultados das atividades realizadas/ em curso: Foram apresentadas duas comunicações no II Webinar do GE-HEI.
A primeira, dedicada à discussão dos dados quantitativos, intitulada “(Des)Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e na Europa, principais tendências”.
E a segunda, dedicada à discussão dos dados qualitativos, intitulada “Perspetivas dos atores chave: Resultados preliminares de entrevistas realizadas a Líderes de Instituições de Ensino Superior, Mulheres académicas e estudos de caso”.
Este evento constituiu mais um constituiu mais um momento de comunicação e debate dos resultados encontrados no projeto, bem como de partilha de experiências numa rede de trabalho constituída por peritas e peritos nesta área de conhecimento. O painel de comentadores avançou generosamente com propostas de desenvolvimento dos dados apresentados na primeira sessão (dedicada aos dados quantitativos) e na segunda sessão (dedicada aos dados qualitativos). Ambas as sessões foram muito participadas e, pelo facto de terem decorrido online, alcançaram não só o público nacional como também contaram com participação internacional. Constituiu também um momento de reconhecimento da necessidade de investimento em políticas e de mais conhecimento na área da Igualdade de Género no Ensino Superior, para o qual este projeto dá um contributo fundamental.
Este Webinar II, contou com uma média de 55 a 60 participantes em ambas as sessões.
Atividade 7 – Desenvolvimento de critérios de igualdade de género e outros
Descrição: Esta atividade visa a recolha, sistematização e desenvolvimento de um conjunto de recomendações e guidelines para a inclusão de critérios e de uma perspetiva de igualdade de género no Ensino Superior [Milestone 5]. Nomeadamente, o desenvolvimento de recomendações sobre o estabelecimento de critérios de igualdade de género para a avaliação e acreditação de instituições de ensino superior e programas de estudo.
Resultados das atividades realizadas/ em curso: Em resultado das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto GE-HEI e do facto importante de a A3Es ser uma entidade parceira deste projeto, podemos aceder a dados relevantes, considerando o processo de acreditação e avaliação da IES e dos Comités de Coordenação dos Programas de Estudo da IES portuguesa, passando a dimensão de género a ser contabilizada. Os dados analisados permitiram-nos verificar desequilíbrios de género nas Equipas de Avaliação Externa (tanto nas direções como nas equipas como um todo) da A3Es e nas Equipas de Coordenação dos Programas de Estudo (tanto nas direções como nas equipas como um todo) das IES portuguesas. Estas conclusões levaram a A3Es, como parceiro deste projeto, a introduzir alterações relevantes. Nomeadamente, a A3Es começou a incluir os critérios de género na escolha das Equipas de Avaliação Externa (como um todo e para Presidentes) e a considerar a igualdade de género como critério para avaliar a qualidade das instituições, introduzindo também a igualdade de género como um domínio relevante no seu Programa Estratégico (para 2021-2024). Além disso, está também em curso a pesquisa de práticas e lições aprendidas no contexto internacional de modo a preparar guidelines e recomendações para as IES, a par da Folha Informativa do projeto (que foi alvo de divulgação em diversos canais de comunicação institucional e junto de atores chave do Ensino Superior).
Atividade 8 - Conferência Final GE-HEI
Descrição: Conferência Internacional do projeto GE-HEI, com o objetivo de apresentar e discutir os resultados encontrados no desenvolvimento das atividades previstas e realizadas.
Resultados das atividades realizadas/ em curso: Prevista realizar a 13 de fevereiro de 2023, estando em curso a preparação e organização do evento, nomeadamente a elaboração do programa, dos convites e dos outputs a apresentar.
Atividade 9 – Bilateral Meeting
Descrição: A Bilateral Meeting: GE-HEI – Gender Equality in Higher Education Institutions foi uma reunião entre os parceiros nacionais, o parceiro dos Estados Doadores e a Consultora do projeto na Islandia.
Resultados das atividades realizadas/ em curso: a equipa apresentou três comunicações e participou em duas discussões neste evento.
No primeiro dia foram discutidos:
“Major Themes in Gender and Higher Education Research” – A equipa participou com a comunicação The Changing Contexts of Gender Distribution in Portuguese HEI – Main findings e na mesa redonda Comparing the Gendering of HE Institutions in Iceland and Portugal; e
“From Policy to Practice” – A equipa participou com a comunicação Lessons learned and reflections about policy formulation and implementation in Portugal.
No segundo dia, sob o mote “Mitigating Resistances to Gender Equality in HE”, a equipa participou com a comunicação Resistance to GE promotion: arguments and counterarguments e na discussão Developing a Theory of Resistance to GE in Portuguese HE.
Este evento permitiu aprofundar como têm sido promovidas as medidas e estratégias de promoção da igualdade em IES em Portugal e noutros países; recolher lições aprendidas e fazer o diagnóstico dos principais desafios e necessidades do Sistema de Ensino Superior Português; e aumentar o conhecimento e permitir a comparação com as práticas de outros países, particularmente dos parceiros nacionais, do parceiro dos Estados Doadores e da Consultora do projeto.